Será que é falta de força de vontade?
- milenahernandes

- 18 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de set. de 2024
Muitas vezes esbarramos com o discurso da "falta de força de vontade" ou da "falta de vergonha na cara" para mudar hábitos de vida ou atingir certos objetivos.
Mas será que tem a ver com isso mesmo? Essa culpabilização individual faz com que as pessoas que não conseguem sair do lugar se sintam culpadas e responsáveis 100% por aquele resultado.

É claro que existe uma parcela que é responsabilidade do indivíduo, mas é preciso analisar o contexto de vida de cada um, as oportunidades de cada um, as informações que cada um recebeu ao longo da vida.
E antes de querer fazer mudanças de estilo de vida ou estéticas, é preciso mudar o jeito de pensar e refletir sobre rotina e organização também. Precisamos nos tornar mais conscientes, definir metas alcançáveis, entender o que será possível e o que não será nesse momento e olhar pro cenário como uma terceira pessoa para conseguir analisar de forma mais eficiente.
Manter o discurso da "falta de vergonha na cara" é uma violência, porque é muito mais que isso. E é ainda mais violento se o discurso vier de você para você.
Então, será que é falta de força de vontade ou será que é exaustão mental e falta de espaço para pensar no que importa? Ou será que é a falta de planejamento que deixa sua cabeça pensando no que comer na próxima refeição? Ou será que é falta de consciência na hora de comer e dificuldade de se perceber? Ou será que é um conjunto de fatores que estão te distanciando do seu objetivo? Ou você nem conseguiu parar pra pensar se esse objetivo é alcançável mesmo?
✍🏼Milena Hernandes - Nutricionista
📌CRN-3 63747



Comentários