O impacto do final de semana
- milenahernandes
- 24 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
O final de semana representa quase 30% da sua semana, já tinha pensado nisso? ''Mas são só 2 dias...''

Sim, mas 2 dias de 7 significa muita coisa. Num cenário onde o emagrecimento é o objetivo principal, se você sair do planejamento no final de semana todinho, você vai ''diluir'' todo o déficit calórico que fez durante a semana. Se você tá acostumada a consumir álcool, então... Sabe que 1g de álcool tem mais calorias que 1g de carboidratos ou proteínas, né? Essas calorias não servem de energia, a gente não se alimenta de álcool! Além disso, o álcool atrapalha vários processos do nosso organismo, como a síntese de músculo e a oxidação de gordura mas isso é uma conversa longa!
Tudo bem se você sair do planejamento em uma, duas ou até três refeições - sair do planejamento não é largar mão de tudo e comer as paredes, não é deixar de lado todos os critérios, filtros...
A gente precisa entender que o próprio planejamento deve incluir refeições prazerosas, não deve ser algo exclusivo do final de semana, nem de momentos mais ''livres''. Mas o prazer também não deve ser vinculado apenas à alimentos extremamente gordurosos ou extremamente doces (aqueles super palatáveis - bolachas, bolos, tortas, doces, fast food). Isso é algo a ser trabalhado no comportamento em relação à comida.
Manter a rotina é extremamente importante. Não precisa acordar tão cedo, nem se cobrar tanto em relação à atividade física, mas tenta se movimentar de alguma forma, fazer o café da manhã (talvez um brunch?) normalmente, não ficar muitas horas de comer e depois exagerar em uma refeição ou até mesmo consumir em excesso alimentos que não está acostumada a consumir.
Não deixe os vegetais de lado e nem esqueça de beber água. Seu corpo não sabe que é final de semana, ele precisa, como todos os dias, de hidratação adequada e uma boa ingesta de micronutrientes.
Opmerkingen